Dica rápida: Suco de frutas pode não ser o melhor substituto para refrigerantes

Muitas pessoas, após começarem a levar a sério o treino e a dieta, procuram substituir o refrigerante por suco de frutas na tentativa de fazer escolhas mais saudáveis e que impactem menos nos seus resultados. Faz sentido, mas infelizmente as coisas não funcionam dessa maneira (para variar).


O problema é que na maioria das vezes este suco é o famoso “suco de caixinha” industrializado que nada mais é do que água com açúcar. Sim, nada de frutas, apenas químicos que alteraram o gosto da água em conjunto de um monte de açúcar. Trocando em miúdos, se você largou o refrigerante por suco de caixinha, você está trocando gato por lebre.

Então o correto seria tomar suco natural da fruta?

Mais ou menos…
O açúcar da fruta é “modificado” ao fazer o suco. Quando comemos uma fruta, o açúcar (frutose) contido nela, vem ligado ao seu conteúdo fibroso que além de ser absorvido lentamente (sem causar picos de insulina) gera uma sensação de saciedade. Ao tomar o suco da fruta não temos estes benefícios, e o consumo exagerado de calorias pode passar despercebido pela facilidade de tomá-lo, principalmente ao adicionar açúcar refinado (ato muito comum).
Em suma, o suco natural pode ser uma escolha melhor do que refrigerantes pelo seu conteúdo nutricional, mas em relação a calorias ele pode ser tão “engordativo” quanto.

Então qual é o melhor substituto?

Se você realmente precisa tomar algo e que por algum motivo curioso não seja água (que é a melhor escolha), outra opção sem calorias seria tomar sucos como o Clight e outros do gênero. E se a ingestão do suco de fruta for pelo seu valor nutricional (vitaminas e minerais), então a melhor pedida seria simplesmente comer a fruta em vez de fazer suco.

Fontes:
Via Hipertrofia.org

Comentário(s)