10 dicas para aumentar a carga no supino e gerar mais ganhos

O supino é um exercício frustrante. Apenas uma pequena porcentagem de pessoas conseguem naturalmente levantar bastante carga no supino, enquanto o resto de nós luta para quem sabe um dia conseguir fazer o exercício com 100kg por algumas repetições. Com isto em mente, existe algo que possa ultrapassar barreiras genéticas e realmente ajudar no aumento de carga? Com certeza. A seguir veja 10 dicas que o ajudarão a levantar mais carga no supino e que se forem empregadas corretamente poderão fazer diferença desde o primeiro dia.


Dica 1: Pés fixos no chão

Durante a execução do supino os pés devem estar fixos no chão servindo de base para o movimento. Nada de ficar mexendo o pé ou deixá-lo no banco. Mesmo que sua academia tenha bancos de supino com suporte específico para alocar os pés acima, eles devem estar no chão sempre.

Dica 2: Seja paciente

Pare de pensar que você vai aumentar a carga no supino de maneira significativa em todo santo treino. Isto não vai acontecer e ainda vai deixá-lo obcecado. Em vez disso, tente aumentar mesmo que seja uma carga desprezível ou apenas conseguir mais repetições com a sua carga máxima. Se você não desistir, estes pequenos progressos irão somar em ganhos significativos no futuro.

Dica 3: Treine costas com a mesma prioridade

Costas fortes auxiliam na execução de exercícios de “empurrar” como o supino e ainda ajudam a prevenir lesões. Ao dar prioridade ao peitoral deixando de lado o desenvolvimento das costas, você cria desequilíbrios musculares. Imagine as costas como a sua “mesa” para fazer supino, portanto a mesma deve ser treinada com a mesma prioridade (senão maior).

Dica 4: Aperte a barra

Durante a execução do supino, aperte a barra como se você fosse entortar as pontas para baixo. Apesar de parecer estranho, isto fará com que seus ombros fiquem em uma posição mais favorável, melhorarão a parte negativa do exercício e consequentemente deixarão a porção superior do corpo mais firme durante o movimento.

Dica 5: Descanse mais

Não fique preso ao dogma de que você precisa descansar de 30 segundos a 1 minuto entre as séries. Ao mesmo tempo que você não deve esperar tanto ao ponto de esfriar o corpo, você pode descansar entre 3 a 5 minutos entre as séries de supino sem afetar a intensidade do treino, com o benefício de gerar mais recuperação e consequentemente força.

Dica 6: Coma mais!

Na esmagadora maioria das vezes, a causa mais comum para as pessoas estarem falhando em aumentar as cargas e consequentemente gerar mais ganhos é a negligência com a ingestão adequada de nutrientes, seja por medo de ganhar gordura ou por pensarem erroneamente que estão comendo o suficiente.

Dica 7: Treine o tríceps

O tríceps tem um papel importante em quanta carga você consegue levantar no supino, portanto ao treinar este grupo muscular tenha certeza de estar dando a devida prioridade e usando exercícios compostos como supino fechado e paralelas.

Dica 8: Supino deve ser o primeiro exercício

Parece ser uma dica óbvia, mas é sempre bom dar ênfase. O supino deve ser o primeiro exercício executado no dia de peito enquanto os níveis de energia estão altos. E toda a energia pode e deve ser dedicada a ele, nada de ficar se “preservando” para os exercícios que virão em seguida. Dê o seu máximo como se fosse o último exercício do treino.

Dica 9: Exploda!

Enquanto o tempo sob tensão tem a sua importância na hipertrofia, descer e subir a barra vagarosamente no supino só fará com que você limite suas cargas e talvez os seus ganhos também. Experimente usar um pouco mais de explosão (velocidade) no movimento, as chances de que você conseguirá usar mais peso e ainda conseguir alguns repetições extras são bem grandes.

Dica 10: Deixar os cotovelos a 45º do corpo




Comentário(s)