Apesar de ser um exercício comum entre powerlifters, é extremamente raro ver uma pessoa “comum” incluindo o face pull no treino, e mais raro ainda ver alguém fazendo este exercício da maneira correta.
O face pull é um exercício multi-funcional que além de auxiliar no
crescimento do deltoide posterior, trapézio, romboide e manguito
rotador, ele ainda ajuda a tratar e prevenir problemas posturais como
ombros caídos.
E para quem não sabe, ter ombros caídos não é o resultado de apenas sentar errado na cadeira do computador. Este problema postural também pode ser gerado dentro da academia ao dar ênfase exagerada a exercícios de empurrar que estimulam apenas o deltoide anterior (esquecendo da porção posterior).
Em suma, incluir o face pull no treino pode estimular um maior crescimento muscular em determinadas áreas e ainda equilibrar os estímulos entre as regiões opostas do deltoide, “trazendo” os ombros para trás e melhorando sua postura.
Como fazer o face pull
- Pegue uma corda e ajuste-a no crossover na altura da porção superior do peitoral.
- Agarre as pontas da corda como se fosse fazer tríceps corda.
- Agora puxe a corda em direção ao rosto e ao mesmo tempo como se fosse “rasgá-la” ao meio.
- Pause momentaneamente ao atingir a porção totalmente contraída do movimento.
- Volte controladamente para a porção inicial do exercício.
- Repita o processo pelo número de repetições desejadas.
Dicas
O face pull não é um exercício de “carga”. A chave aqui é controle. Usar carga em excesso ao ponto de afetar a execução do exercício, você pode acabar gerando um efeito contrário e na pior das hipóteses até lesionar os ombros. Use cargas moderadas e tenha como meta fazer 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições.Este exercício pode ser feito até três vezes por semana tanto no treino de costas como no de ombros. Como a carga não é o “x” da questão aqui, você pode jogar este movimento para o fim do treino.