Melatonina: o que é, como tomar e efeitos colaterais

Tudo o que você precisa saber sobre a melatonina e como ela pode melhorar a qualidade do seu sono.

O que é melatonina?

 

Melatonina é um hormônio natural produzido por uma glândula no cérebro e é responsável por controlar nosso ciclo do sono. A produção de melatonina ocorre principalmente durante a noite para mostrar ao nosso organismo que a hora de dormir está próxima.

Porque suplementar com melatonina?

Apesar de produzirmos melatonina naturalmente, isto não é um sinônimo de uma boa noite de sono. Ao ingeri-la na forma de suplementos temos a oportunidade de amplificar os seus efeitos e atingir um estado mais profundo do sono. Em outras palavras, dormindo por mais tempo e reduzindo a quantidade de vezes que acordamos durante a noite.

Benefícios da melatonina

  • Melhor recuperação. A equação é simples: quanto melhor o descanso, melhor será a recuperação muscular. Consequentemente maior será a liberação de hormônios anabólicos que só ocorrem nos estados mais profundos do sono.
  • Controle do ciclo do sono. O uso da melatonina é especialmente interessante para pessoas que tem problemas em controlar o momento que deveriam ir pra cama. Também é útil para pessoas que trabalham de madrugada e precisam dormir de dia.
  • Antioxidante. A melatonina é amplamente conhecida como um suplemento que auxilia no sono, mas ela também é um antioxidante (1) que auxilia na limpeza de radicais livres do corpo. Trocando em miúdos, ela também pode auxiliar o sistema imunológico e prevenir certos problemas de saúde.

Como tomar

A dosagem recomendada pelas principais empresas de suplementos é de 3mg a 5mg trinta minutos antes de ir para a cama. Doses acima de 5mg não aparentam produzir proporcionalmente mais efeitos.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso da melatonina:
  • Sonolência durante o dia
  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Sonhos vívidos e pesadelos
Todos estes efeitos podem ocorrer a curto prazo e desaparecem ao diminuir a dose ou suspender o uso do suplemento.

É importante lembrar que pessoas que possuam problemas de saúde ou fazem uso de medicamentos precisam consultar um médico antes de usar melatonina. O produto pode interferir no funcionamento de substâncias que alteram a coagulação do sangue, imunossupressores ou medicamentos para diabetes.

Referências
1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14740000

Fonte: www.hipertrofia.org/blog/2014/07/22/melatonina-o-que-e-como-tomar-e-efeitos-colaterais/

Comentário(s)