1 – Fazer puxada no pulley mesmo sendo capaz de fazer barra-fixa
Existem apenas duas razões para alguém dar maior ênfase para a puxada no pulley em vez da barra-fixa: ser tão fraco ao ponto de não conseguir fazer uma barra e portanto não consegue evoluir, ou ser fraco mentalmente. E eu garanto que 99% das vezes é a segunda opção.Convenhamos, é extremamente mais cômodo e fácil fazer a puxada no pulley, e é justamente ai que mora a estupidez. Por que ninguém larga o supino reto definitivamente e troca por uma versão articulada/com cabos? Por que a perda de benefícios é óbvia. O mesmo vale para a barra-fixa.
2 – Não descer o suficiente no legpress
Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, isto ainda precisa ser dito. Com todas as brincadeiras, tiração de sarro e instruções sérias sobre como fazer o legpress, por algum motivo escuso, muitas pessoas insistem em usar cargas que não suportam no legpress, comprometendo completamente a execução e amplitude do movimento.Quem esse pessoal está tentando enganar? É nítido que na esmagadora maioria das vezes o peso não condiz com o nível de experiência da pessoa, principalmente quando ela coloca 500kg no legpress depois de abandonar o agachamento com 15kg de cada lado na barra. Ninguém fica impressionado com isto! Abaixe o peso e treine corretamente.
3 – Fazer supino com ajuda
Você já segurou anilhas de 5kg em cada mão? Elas são leves, não é? Agora lembre da última vez que você ajudou alguém no supino e responda com sinceridade: frequentemente você fez mais força para ajudar a subir a barra do que faria para segurar as anilhas de 5kg não é mesmo?Pois é, as chances de estarem fazendo o mesmo com você são grandes. É muito fácil roubar no supino dessa forma, mesmo sem você perceber o seu “ajudante” pode estar roubando 10 a 15 quilos fácil. Ajudar no supino está mais para “olhar” do que realmente tocar na barra. O olheiro deve estar preparando para entrar em ação um pouco antes de você falhar, e não auxiliar na maioria das repetições e ainda falar “só guiei a barra parceiro, fui tudo você”, quando claramente não foi isso.
4– Não fazer agachamento por ter “problemas” nos joelhos
“Como evitar um exercício potencialmente perigoso tendo um problema real nos joelhos pode ser estupidez?” Eu vos explico.Agachamento não é um bixo de outro planeta no treino de pernas. Se você tem algum problema articular que lhe impeça de agachar(salvo algumas exceções raras), você também teria problemas para fazer no smith, no rack, fazer passadas e vários outros exercícios que vão usar as mesmas articulações e muitas vezes de maneiras menos naturais que o agachamento livre.
E não é isto que vemos nas academias, o que vemos são pessoas dizendo aos quatro ventos que não podem chegar perto do agachamento por terem problemas, mas fazem no smith (que é muito mais perigoso) e usando cargas significativas. Neste caso, existem duas possibilidades: você usa o seu joelho como desculpa pra fugir do agachamento ou está agachando errado e não tem atitude para tentar corrigir o problema.