As 3 técnicas favoritas de Arnold Schwarzenegger

Gostando ou não, o seu corpo vai fazer de tudo para encontrar o caminho mais fácil para fazer algo. Isto acontece porque somos uma máquina de adaptação. Se você seguir o mesmo treino com as mesmas cargas, semana após semana, o seu corpo vai se adaptar. E quando isto acontecer, você vai simplesmente parar de ver ganhos.


Arnold Schwarzenegger sabia muito bem disso. E ele também sabia que a melhor maneira para lutar contra o poder de adaptação do corpo é ocasionalmente dar um choque nos músculos usando métodos brutais de sobrecarga.

Aviso “amigável”: Estas técnicas não foram criadas para serem usadas em todos os exercícios e todos os treinos, mas se utilizadas uma vez por semana e esporadicamente entre os grupos musculares, elas podem ajudar – e muito – a evitar a estagnação e auxiliar na hipertrofia de forma contínua.

Sem mais delongas, aqui vão os três métodos favoritos de Arnold para dar um choque nos músculos e forçar novos ganhos:

1 – Método “stripping”

Escolha um exercício e uma carga que você consiga fazer no máximo 5 repetições. Faça uma série com as 5 repetições, imediatamente remova 25 a 30% da carga e faça mais 5 a 8 repetições.


Sem descanso, repita o processo de remover a carga e fazer 5 a 8 repetições até que você esteja usando somente a barra. Quando você chegar lá, termine o “stripping” fazendo 20 repetições somente com a barra. Agora pode chamar os paramédicos.

2 – Método 1-10

O método 1-10 é muito semelhante ao “stripping” – e é igualmente brutal. Escolha um exercício para qualquer grupo muscular e carregue a barra com carga suficiente para fazer apenas uma repetição. Após realizar esta única repetição, tire peso suficiente para que agora você consiga fazer duas repetições. Continue tirando a carga desta forma e fazendo uma repetição a mais por série até que você consiga fazer 10 repetições.


A brutalidade desta técnica reside no fato que vai trabalhar usando a sua carga máxima por várias séries e o único descanso será no momento da troca de carga.

3 – Método “correndo” o rack

Escolha um exercício que use halteres e pegue um par pesado o suficiente que você consiga fazer apenas seis repetições. Após completar as seis repetições, derrube os halteres e pegue outros, mas 2 quilos mais leves. Faça mais seis repetições. Pegue outro par de halteres 2 quilos a menos e faça mais seis repetições. “Corra” pelo rack de halteres inteiro até que você use uma carga que você consiga fazer mais de seis repetições facilmente. Lembrando que o único descanso é o tempo de pegar outro par de halteres.


Você pode usar esta técnica em qualquer exercício, mas é particularmente efetiva em exercícios que você use dois halteres.

Palavras finais

Arnold nunca aceitou as linhas de pensamentos “comuns” sobre treino e sempre procurou alternativas – que mesmo não sendo politicamente corretas – se mostraram efetivas para continuar sempre crescendo. Se você está estagnado ou quer adicionar um pouco de variedade ao seu treino, experimente estas técnicas e veja como o seu corpo responde.

Você já conhecia estas técnicas? Testou e aprovou? Compartilhe a sua opinião através dos comentários.

Via Hipertrofia

Comentário(s)