As perguntas mais polêmicas sobre o leite

De acordo com alguns experts, o leite de vaca é um veneno mortífero. Tanto que se você procurar pelo assunto na internet é possível encontrar inúmeras informações sobre os malefícios diabólicos do leite. Uma das informações, por exemplo, é que o leite contém hormônios causadores de câncer que a indústria milionária dos laticínios tentam encobrir. Deixando muita gente com a pulga atrás da orelha ao usar esta bebida na dieta.


Contudo, como um nutricionista, eu vejo que a maioria das pessoas tem sucesso usando o leite na dieta, independente do objetivo ser perder gordura ou ganhar massa muscular. Então, para ter certeza se o leite é seguro, eu investiguei as principais acusações anti-leite enquanto mantive um olho cético em pesquisas que falavam bem até demais da bebida. Afinal, meu único interesse aqui é a saúde dos meus clientes. O resultado: as dúvidas mais polêmicas sobre leite respondidas e sem interesses obscuros.

Fazendeiros injetam hormônios nas vacas. Isto não faz com que o leite seja prejudicial?

Não, a não ser que você esteja injetando o leite.
Esta história surgiu em 1993 quando o órgão de vigilância sanitária dos E.U.A aprovou o uso de hormônios (rBGH) que faziam com que as vacas produzissem mais leite, barateando o produto tanto para o fazendeiro como para o consumidor final. Contudo, isto também causou grande polêmica, pois as injeções aumentavam a quantidade de um hormônio chamado IGF encontrado no leite e que tinha ligação com o câncer.
O problema, é que ao contrário de alguns esteroides anabolizantes que podem ser ingeridos oralmente, o rBGH e IGF precisam ser injetados para gerar os efeitos nocivos. Ao beber o leite, o corpo destrói estes hormônios durante a digestão, ou seja, o leite provindo de vacas “hormonizadas” não transfere estes mesmos hormônios para o nosso corpo. O único ponto negativo desta história é que os hormônios fazem mal para as vacas, causando infecções.

E quanto a antibióticos?

Alguns cientistas argumentam que leite de vacas que receberam antibióticos geram resistência em humanos, fazendo com que antibióticos para humanos se tornem menos efetivos ao serem usados para combater uma infecção. Mas isto nunca foi provado cientificamente.
Se você realmente tem o pé atrás a respeito deste questão, procure usar leite orgânico que normalmente vêm de vacas que não receberam tratamento hormonal ou antibióticos, mas se prepare para pagar até 30% mais caro.

Integral ou desnatado?

Na verdade, vai depender do seu gosto pessoal. Enquanto a maioria das pessoas dizem que é melhor beber leite sem gordura, a maioria dos estudos envolvendo o assunto sugerem que leite integral acaba diminuindo o colesterol.
Quanto aos seus objetivos dentro da academia, se você estiver definindo o leite desnatado pode ser uma escolha melhor já que tem menos calorias. Quando o assunto é ganhar massa muscular, o leite integral é a melhor escolha: cientistas da Universidade do Texa descobriu que beber leite integral após o treino aumentou a síntese de proteína (um indicador de crescimento muscular) 2.8 vezes mais do que os envolvidos que beberam leite desnatado.
Texto por Alan Aragorn – www.alanaragorn.com – Do Hipertrofia.org


Comentário(s)