Quatro regras fundamentais para o treino de hipertrofia
1 – Treinar pesado não significa suicídio
Ao mesmo tempo que treinar pesado é importante, o termo não é sinônimo de esgotamento físico e mental. Não é necessário voltar pra casa diariamente com o auxílio dos paramédicos para ter certeza que o treino valeu a pena. Isto é tudo muito bonito em frases de motivação, mas no mundo real, o importante é apenas focar-se em fazer um treino intenso visando o seu objetivo, e não uma aniquilação gratuita dos músculos apenas pelo bem das dores no dia seguinte. Não faça com que esta visão mal interpretada de “treino pesado” seja o seu medidor de progresso dentro da academia.2 – Abandone a busca pelo treino perfeito
Basta acessar um fórum de discussões sobre musculação por alguns minutos para se deparar com inúmeros guerreiros virtuais lutando vigorosamente para mostrar que um determinado tipo de treino é superior aos demais. Uma grande perda de tempo.A cada dia, novos tipos de treino irão surgir, e as pessoas vão continuar tendo ganhos com eles (assim como tinham com as metodologias mais antigas). Em outras palavras, não importa qual tipo de treino seja usado, considerando que o mesmo tenha base e sentido, o mesmo produzirá os devidos resultados se fatores como progressão de carga, intensidade, descanso e nutrição sejam levados em conta.
3 – Consistência é obrigatório
Consistência talvez seja um dos poucos aspectos na musculação que a palavra “obrigatório” se aplique sem maiores problemas. Consistência no treino significa executar uma rotina sem interferências constantes, ou seja, ir pra academia de acordo com a sua divisão de treino e não faltar. Ponto.Quanto maior a sua consistência no treino, maiores e mais rápidos serão os seus resultados. Do contrário, uma consistência ruim, não somente poderá limitar seus ganhos, mas dependendo do grau anulá-los completamente. Portanto, priorize o horário do seu treino e, se o seu objetivo é importante o suficiente, falte apenas em casos extremos como doença, lesões, imprevistos, etc…
4 – Força nunca é demais
“Não quero as maiores cargas, quero os maiores músculos”. Definitivamente, uma das melhores frases proferidas pelo grande Arnold. Bom, pelo menos se as pessoas parassem pra pensar que ainda sim o Arnold era um dos fisiculturistas mais fortes da sua época e, portanto, a frase provavelmente não tem o sentido literal que as pessoas querem que ela tenha (e que muitos usam como desculpa resposta para falar que a força não tem influência sobre a hipertrofia).A força é um aspectos mais importantes no jogo da hipertrofia. Se você não usando cada vez mais cargas nos exercícios compostos ou não está fazendo mais repetições com o seu máximo, as chances do seu desenvolvimento serem nulas são bem grandes. E enquanto é impossível ficar forte indefinidamente, este continuará sendo o fator que mais influenciará os resultados, especialmente se você for um atleta natural.
E não leve esta questão para o lado extremista e dictômico. Ser forte para crescer é importante, mas não quer dizer que você tenha que treinar unicamente como um halterofilista, apenas quer dizer que você precisa gradativamente ficar mais forte em seu ambiente atual voltado para hipertrofia.
Conclusão
Sabemos que o treino para hipertrofia está longe (e muito provavelmente nunca será) uma ciência exata, contudo as dicas acima são o mais próximo que você conseguirá de fundamental dentro do esporte, e serão úteis independente de qual treino que você use para hipertrofia. Mais do que isto, poderão explicar o porquê de você não estar tendo os resultados esperados.Fonte: www.hipertrofia.org/blog/2014/07/14/treino-para-hipertrofia-quatro-regras-fundamentais/