Muitas pessoas insistem em não entender que hipertrofia é um processo
metabolicamente caro para o corpo. Traduzindo para o português: o corpo
não vai investir em ganhar massa muscular, a não ser que você
esteja disposto a mandar energia suficiente para dentro. Você vai
precisar ingerir mais calorias do que gasta, e consequentemente vai
ganhar gordura durante o processo.
Obviamente a quantia de gordura adquirida vai depender de pessoa para pessoa, enquanto alguns precisarão apenas abrir mão da definição do abdômen (que muitas vezes é definhação e não definição), outros precisarão se afastar ainda mais do – ironicamente adorado – shape de pedreiro.
Não esqueça também que a perda de gordura é um processo relativamente fácil comparado com o ganho de massa muscular. Pense, dependendo da sua experiência (quanto mais tempo você treina, mas difícil serão os ganhos) você pode levar até um ano pra ganhar 2 quilos de massa muscular sólida, mas para perder esta mesma quantidade em gordura bastam alguns meses (até menos).
Ter definição é legal, mas aprender a “aguentar as pontas” durante o bulking é o mínimo necessário para gerar um físico grandioso que valha a pena definir. Não dê um tiro no pé tentando ficar sempre definido, você vai acabar sendo aqueles caras que pulam de bulking para cutting em questão de semanas/meses e ficam o ano inteiro sem ganhos aparentes.
Fonte: www.hipertrofia.org/blog/2014/07/18/ganhar-gordura-e-inevitavel/