Independente deste impulso de “expelir” nossos sonhos e objetivos ser de origem cultural ou uma manifestação inerente do ser humano de se sentir amado, não importa: a realidade é que isto tem grandes chances de impedir você de realizar um objetivo.
Exato. Um estudo (1) muito interessante sobre o assunto mostrou que
somente o fato de discutir sobre os seus planos com outras pessoas pode
sabotá-los.
O estudo envolveu 63 pessoas e descobriu que aqueles que guardavam suas intenções sobre algo para si costumavam conseguir o que queriam, ao contrário do grupo que compartilhavam o que queriam e consequentemente recebiam conhecimento e atenção por isso.
A razão para isto acontecer é simples: ao ficar contando pra todo mundo sobre os seus objetivos, você pode receber um senso prematuro de satisfação e realização (mesmo que você não tenha intenção). É como se você estivesse usando um “atalho trapaceiro” pra receber reconhecimento sobre algo que você quer fazer, mas ainda não fez. O que pode sabotar completamente sua vontade de ir até o final.
“Mas o que fazer quando alguém perguntar algo sobre minha vida? Tenho que viver calado então?”
Enquanto o ditado de que “boca fechada não entra mosca” é sempre válido, falar absolutamente nada para ninguém pode ser um pouco extremo. Quanto a isto, o próprio estudo (1) sugere uma saída “saudável” para o problema: se for pra ficar falando da sua vida (dos objetivos e sonhos), pelo menos não fique buscando aprovação.
Exemplo de quem busca aprovação: “Comecei a fazer uma dieta extremamente rígida pra queimar gordura que a maioria das pessoas desistem. A cada dia está mais difícil!”
Exemplo de quem não busca aprovação: “Comecei uma dieta nova vamos ver o que vai dar”.
Deu pra entender o raciocínio? Não busque elogios, atenção e aprovação. Busque por comentários sem sal do tipo “Hmm, legal”.
Texto por Michael Matthews
Referências
http://pss.sagepub.com/content/20/5/612.abstract
Fonte: www.hipertrofia.org/blog/2014/07/03/dica-rapida-o-maior-erro-ao-criar-um-objetivo-na-academia-ou-na-vida/