1 – Evite cafeína a noite. A cafeína, como todos
sabem, é um estimulante e pode arruinar com qualquer esperança que você
tenha em dormir. Enquanto isto é óbvio para a maioria, muitas pessoas
não percebem que o café não é a única fonte desta substância.
Refrigerantes, vários tipos de chás e até alguns remédios para dor de
cabeça também possuem quantidades suficientes de cafeína para atrapalhar
o seu descanso. Tenha certeza que a cafeína não está sendo
“contrabandeada” para o seu organismo sem você saber e evite-a em
momentos próximos do horário de dormir.
2 – Evite treinar perto da hora de dormir. Enquanto alguns dormirão muito melhor com a ajuda da fadiga gerada por um treino intenso, outras pessoas poderão ter um efeito oposto e se sentirem muito mais agitadas após uma atividade física. Se você treina perto do horário de dormir e tem tido dificuldades para ter uma noite tranquila, experimente (se possível) mudar o horário do treino.
3 – Tenha cuidado com uso de medicamentos. Certos medicamentos de uso contínuo apresentam como efeito colateral distúrbios do sono, verifique com atenção a bula de remédios e se possível tente mudar o horário de ingestão ou, pelo menos, adiantá-los.
4 – Evite cochilos. Simples assim, evite dormir em qualquer horário que não seja à noite.
5 – Esconda o relógio. Quem nunca se pegou olhando o relógio durante a noite para, curiosamente, saber quantas horas ainda tem pra dormir? Deixe o relógio fora do seu alcance durante a noite.
6 – Use a cama apenas para relaxamento. Basicamente use a cama para dormir, e não como segundo escritório. Evite usar a cama para fazer atividades cotidianas como usar notebook, ver seus e-mails, checar contas, comer, etc…
7 – Evite luz excessiva no local de dormir. A luz é um indicativo instintivo de que está na hora de levantar, portanto quanto mais escuro for o seu quarto, maiores serão as chances de você dormir melhor e mais profundamente.
Fonte: www.hipertrofia.org/blog/2014/07/17/7-dicas-rapidas-para-vencer-insonia-e-dormir-melhor/