Creatina engorda?

Faz sentido pensar que a creatina engorda. Um dos efeitos “colaterais” do suplemento é o aumento da retenção de líquidos, o que, automaticamente, faz com que as pessoas pensem que ficarão inchadas ou perderão definição ao usar a creatina. Mas até que ponto isto é verdade?

Sim, a creatina realmente retem líquidos (em uns muito, outros pouco). Mas para que esta retenção de água cause “inchaço” ou gerar o aspecto de aumento de gordura, a água precisa estar armazenada abaixo da pele.


A retenção gerada pela suplementação com creatina é em sua grande maioria intra-muscular. Em outras palavras, a água é retida dentro das músculos e não abaixo da pele. Na “pior” das hipóteses, a creatina fará com que os músculos tenham um aspecto de estarem maiores e mais densos (independente se você esteja ganhando massa muscular ou querendo definir).

Em relação ao ganho de gordura propriamento dito, não há razão lógica ou indício científico que aponte que a creatina cause armazenamento de gordura. A creatina é um suplemento sem calorias de uma substância que já ocorre naturalmente no corpo humano.

Mas de onde surgiu a ideia de que a creatina engorda?

Não se sabe ao certo de onde surgiu essa história. A única coisa que sabemos é que várias empresas de suplementos usaram este artifício para tentar empurrar formulas “revolucionárias” de creatina que prometem não causar a diabólica retenção de líquidos, espalhando ainda mais este mito. A partir daí, você pode criar seu próprio julgamento pela questão.

Palavras finais

A creatina é um dos melhores suplementos para quem busca hipertrofia, e não há motivos para suspender seu uso em fases de definição já que a famigerada retenção é causada dentro dos músculos (e não fora deles).



Comentário(s)